quarta-feira, outubro 04, 2006

Francisco, o Santo de Assis

Há mais de 800 anos, nascia um dos primeiros ecologistas do mundo: Francisco, no ano de 1181 (ou 1182), na cidade de Assis, na região da Úmbria, Itália. Ninguém, como ele, viveu o equilíbrio entre o Ser Humano e o meio natural, assim como protegeu os “irmãos” do meio natural: a água, as aves, os animais em geral.
São Francisco de Assis, como ficou conhecido após abraçar a missão de levar a mensagem do Cristo, era um homem de discursos incisivos, claros e simples, que marcavam indelevelmente seus ouvintes. Por certo, a força de suas palavras repousavam na própria experiência pessoal de um jovem, que, embora nascido em berço de ouro, abandonou tudo quando recebeu o chamado de Deus.
Filho de um rico comerciante de tecidos, a princípio, teve uma vida boêmia; depois empunhou armas em defesa de sua cidade natal, sendo preso em Perugia. Lá adoeceu e passou a ter visões de seu apostolado se desligando de sua fortuna, de todos os bens. Até que um dia, no ano de 1205, enquanto orava, teve uma visão, na qual o Cristo lhe disse: “Francisco, restaura a minha casa decadente”. A partir de então, restaura algumas igrejas e inicia sua vida religiosa, fundando a Ordem dos Frades Menores.
Com a amiga Santa Clara instituiu também, em 1212, a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Cinco anos mais tarde, inicia o movimento franciscano, que conquista grande número de adeptos.O Irmão da Pobreza, como ficou conhecido, dedicou sua existência a todo tipo de desvalidos e a pregação do Evangelho do Cristo, atividade na qual percorria de quatro a cinco povoados por dia.
No ano de 1225, já muito doente e quase cego volta a Santa Maria dos Anjos, onde ainda realiza milagres e escreve a sua mais bela obra literária: Cântico ao Sol. Em 3 de outubro de 1226, morre São Francisco de Assis, recitando o Salmo 141. Seu corpo físico foi sepultado no dia seguinte, 4 de outubro. São Francisco de Assis foi canonizado em 1228 por Gregório IX e seu dia é comemorado em 4 de outubro.

Um comentário:

Marco Aurélio disse...

Paulo

Escrevi também sobre São Francisco e o texto já gerou polêmica. Infelizmente as pessoas misturam opiniões e vaidades, contrariando o que este santo pregava.

Um abraço

Marco Aurélio