Entraram em vigor novas regras para a classificação indicativa dos programas de televisão há pelo menos dois meses. Agora, antes de ir ao ar, programas de televisão devem exibir uma mensagem que identifica a idade dos que podem assistir a programação naquele horário. Apesar das regras, a programação de TV é acompanhada por gente de todas as idades em diferentes horários. Mesmo com a exibição de uma mensagem alertando para um programa inadequado para um adolescente, dificilmente espera que ele vá mudar de canal.
Apesar de toda discussão sobre a censura que pode ser causada com as novas regras, acredita-se que pouco coisa vai mudar com o simples aparecimento de uma mensagem alertando sobre a idade adequada para aquele programa.
Não se pode esperar muito de quem passou por vários anos propagando a nudez e a violência sem a preocupação do horário ou de quem assistia a programação. Não é uma mensagem que vai mudar o conteúdo do que nossas crianças e adolescentes vão assitir na televisão. Cabe a cada família a discussão desses valores morais e éticos do que é adequado ou não para seus filhos.
Novas regras vão apenas alertar sobre o conteúdo que o programa possui.Na era da tecnologia, crianças e adolescentes estão muito expostos a assuntos que em outras épocas seriam atribuídos aos adultos. Mas, a mudança de comportamento e um filtro do que cada um vai assitir dentro de casa depende do controle imposto pelos próprios pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário